A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária revelou mais uma conseqüência do processo de aquecimento por que passa o nosso planeta. O calor está mudando a geografia da nossa agricultura.
O lavrador Osival Lima Bonfim é da época em que bastava olhar pro céu para saber a previsão do tempo. "Antes de semear, falavam que tal dia ia chover. Pela lua, lua tal chove”.
quarta-feira, 30 de maio de 2012
terça-feira, 29 de maio de 2012
Nos últimos 100 anos, a temperatura média global aumentou
cerca de 0,6ºC. Apesar de ser pouco, aparentemente, a
continuação desta tendência irá induzir um agravamento dos
fenómenos extremos como as tempestades ou as ondas de calor
e uma maior ocorrência de períodos de seca e de inundações.
Com estas rápidas mudanças, a vida animal e vegetal terá, em
certos casos, muita dificuldade em adaptar-se, pelo que muitas
espécies poderão desaparecer.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
25 de Maio de 2012
No dia 21 de Maio, uma rutura de grandes dimensões numa conduta de água na Rua dos Lusíadas provocou o corte do trânsito nesta via de Lisboa, disse à agência Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública.
De acordo com a mesma fonte, o trânsito junto ao consulado de Angola está cortado, tendo sido destacados para o local elementos da 28ª esquadra e da divisão de trânsito.
O primeiro alerta foi dado cerca das 07:00 e a polícia espera agora que a EPAL consiga resolver a situação para proceder à reabertura da via.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
24 de Maio de 2012
No dia 2 de Maio de 2012, um pequeno tornado provocou vários estragos na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra. A tempestade, que aconteceu por volta das 11.30 horas de 2 de maio, arrancou telhas, derrubou vedações, árvores, sinais de trânsito, entre outros.
Os maiores danos registaram-se nos telhados e em muros de algumas habitações, devido à queda de pinheiros de grande porte, e na tenda onde funcionava a igreja, que ficou totalmente destruída. Apesar da violência do temporal, registou-se apenas um ferido ligeiro.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
23 de Maio de 2012
Há 3 dias atrás, o Norte de Itália foi abalado durante a noite por um sismo de magnitude 6,0 na escala de Richter. Uma atualização do balanço de vítimas feita pela agência noticiosa ANSA dá conta de seis mortos, o dobro do que era avançado nas primeiras informações. Pelo menos outras 50 pessoas ficaram feridas. O sismo, que durou 20 segundos, aconteceu às 4h05 (3h05 em Portugal), a dez quilómetros de profundidade e a 36 quilómetros de distância da cidade de Bolonha, na região de Modena.
O último grande sismo registado em Itália foi o abalo de 6,3 de magnitude, na cidade de L'Aquila, em 2009. Morreram cerca de 300 pessoas.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)